top of page

TCC de estudantes do ensino médio quer potencializar aprendizagem

Por meio da criação de um sistema de testes, os alunos poderão identificar as suas dúvidas e dificuldades.

​Três alunas do Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba estão desenvolvendo, como trabalho de conclusão de curso (TCC), um sistema de aplicação de testes avaliativos com conteúdos de diversas disciplinas do Ensino Médio. A ideia é que ao aliar tecnologia com educação, os alunos possam responder as questões – são eles que determinam a quantidade de perguntas por teste, para gerar um diagnóstico de suas dúvidas, o que contribui com o trabalho realizado em sala de aula pelo professor. Trata-se do projeto “Brainfly”, desenvolvido pelas estudantes Mariana Carmin, Carolina Portes e Geovana Carvalho, sob orientação da professora Elaini Simoni Angelotti com coorientação do professor Paulo Roberto Vieira Junior.

“A gente acredita que o projeto é importante porque ele evidencia uma nova forma de reforço aos estudos. Ele é baseado nas nossas próprias necessidades como estudantes do ensino médio, então esse sistema não só ajuda outros alunos, mas também pode nos ajudar”, explica Geovana Carvalho. A estudante conta que a seleção do tema do trabalho de conclusão de curso partiu da necessidade de facilitar a vida dos alunos na realização de seus estudos e na preparação para Enem e vestibulares. Outro atrativo do projeto, segundo Geovana, é a indicação de livros ao final dos testes para guiar o aluno pra que ele possa reforçar conteúdos dentro daquela disciplina.

Os títulos indicados são determinados pelos próprios professores a partir do momento que se cadastram no sistema. Estes, por sua vez, também são responsáveis pela elaboração das questões que compõem os testes, obviamente de acordo com as disciplinas que lecionam. Trata-se, por fim, de um esquema de colaboração do professor com o aluno, através de uma forma de estudo complementar àquela já realizada de forma habitual.

As estudantes pretendem dar continuidade ao projeto. “Queremos trazer novas funcionalidades, como um possível chat entre alunos e professores, já que até então o projeto não contempla qualquer tipo de comunicação direta entre alunos e professores. Também queremos indicar locais onde os alunos possam emprestar ou até mesmo comprar os materiais indicados, para que fique cada vez mais fácil pra ele reforçar esses estudos”, afirma Geovana.

O projeto tem data prevista para ser finalizado visando avaliação em banca final em dezembro.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page