top of page

Discussão sobre Gênero é apresentada fora do país

Projeto de extensão do Campus Curitiba participa de evento científico em Bogotá, na Colômbia.

O projeto Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Gênero, Diversidade e Inclusão (NeGeDI) desembarcou em Bogotá, na Colômbia, entre dias 3 e 7 de outubro, para participar do evento internacional II Encuentro Latinoamericano de investigadores/as sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas. O foco do projeto em 2015 está sendo divulgar as ações do NeGeDI realizadas no Campus Curitiba no ano anterior. O projeto também foi apresentado no Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), em Paranaguá, no Semana de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sempei) e premiado na Jornada Científica que aconteceu, respectivamente em junho e agosto, no Campus Curitiba.

O projeto tem com objetivo implementar ações que façam valer o princípio do respeito mútuo em todos os âmbitos e em todos os níveis dentro do IFPR; além de promover o exercício de compreensão das diferenças que se ampliará a outros espaços sociais entre os membros da comunidade acadêmica do IFPR . “Acredito que nosso papel é atuar na desconstrução de estereótipos e preconceitos a que as crianças e adolescentes estão expostas na sociedade e que são reproduzidos constantemente pela escola”, argumenta a professora Joyce Muzi.

No segundo semestre de 2014 o Núcleo promoveu um ciclo de palestras. Foram abordados os seguintes temas: "Transtornos Alimentares: uma discussão de gênero", "Violência contra a mulher", "Mulheres e tecnologias" e "Dia da Consciência Negra". De acordo com Joyce Muzi, essas temáticas foram escolhidas durante as reuniões ocorridas no primeiro semestre de 2014, com base na observação e sugestões dos participantes do Núcleo, uma vez que todos estão envolvidos nas práticas pedagógicas, e na curiosidade que se observa entre as pessoas internas e externas à instituição.

Esta proposta de orientação gera reflexão sobre a diversidade e as diferenças, e tem como benefício uma maior compreensão em relação ao tema, proporcionando maior respeito e aceitação. As palestras, realizadas em 2014, tiveram resultado positivos, porém "temos consciência que poderia ter sido muito melhor se mais professoras e professores tivessem ouvido nosso convite e convidado suas turmas para participar. Especialmente no último dia em que focamos no dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro; por ter sido feito num dia da semana, esperávamos uma participação mais incisiva. O debate sobre essas questões ainda é relegado a segundo plano, quando na verdade deveria atravessar todos os componentes curriculares", defende Joyce.

A equipe é formada por uma psicóloga, uma assistente social, dois assistentes em administração e duas alunas, além de participantes eventuais - antigas alunas do IFPR que agora estão no nível superior e pesquisadoras de outros grupos de pesquisa. Participam do projeto: Adilson Claudio Muzi, Ana Caroline de Bassi Padilha, Barbara Louise Moreira,Camilla Corso Silveira, Giovanna Macanhã Scremin,Josiane Bernart da Silva Ferla, Joyce Luciane Correia Muzi, Jusane Dalmonico ,Jussara Medeiros,Michele Patricia Mansur Vieira eTania Incerti. O projeto terá seguimento em 2016, com planejamento no primeiro semestre e encontros nos segundo.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page