Projeto Bildung realiza última edição neste ano
- Gabriel Garbrecht
- 30 de nov. de 2015
- 4 min de leitura
Parcerias institucionais são uma das forças do projeto, que prevê seis edições para 2016.
No dia 01 de dezembro ocorre a sétima edição do projeto “Bildung: Ciclo de Humanidades”, que será realizada no auditório do IFPR Curitiba, abordando o temática “Astrofísica”.
O projeto iniciou em 2014. A palestra desta última edição de 2015 ficará sob a responsabilidade dos professores Marcos Otaviano, de Física, e André Cremonezi, de Filosofia.

O projeto Bildung realiza palestras em periodicidade bimestral focados na formação do ser humano com temas diversificados. Segundo a divulgação do projeto, seu foco principal é a promoção de uma vivência filosófica, conforme a tese de filósofo moderno Immanuel Kant:
“Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar”.
Parcerias O projeto tem várias parcerias tanto institucionais como uma rede de professores associados, ou seja, fundamenta-se nesta cooperação. Em 2014, o projeto contou com a colaboração do Goethe-Institut Curitiba. Também há parceria com a Fundação Cultural, Prefeitura Municipal, Teatro Paiol e Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – UFPR (LAPEDUH).
Segundo o professor André Cremonezi, o conceito de Bildung, significa "formação, cultura, educação, fazer-se" e está presente na Filosofia Alemã, a partir do século XVIII, o que justificou a parceria com o Goethe-Institut Curitiba. “A rede interinstitucional que envolve a Fundação, Prefeitura e Teatro, justifica-se a partir do momento que o próprio conceito de Bildung associa Educação e Cultura como práticas indissociáveis”, explica Cremonezi. “O mesmo conceito (Bildung) reaparece na tradição de historiadores alemães do século XIX, a exemplo de Johann Gustav Droysen, influenciando o pensamento de filósofos como Jörn Rüsen, autor da Didática da História estudada pelo grupo de pesquisadores que integram o LAPEDUH”. O projeto conta ainda com membros de outras instituições que estudam e desenvolvem trabalhos relacionados ao conceito e que se somam ao projeto voluntariamente, demonstrando que sua força está especialmente nas relações estabelecidas.
Temáticas Em seus dois anos ativo seis edições já foram realizadas, sendo duas em 2014 e quatro em 2015. As primeiras trataram respectivamente do ‘Entrelaçamento entre Ocidente e Oriente’ e ‘Aquarela: dimensões formativas das cores’. Nesse ano, os temas abordados foram: ‘Interfaces do humanismo’, ‘Os (des)caminhos do desejo no horizonte da autenticidade’, ‘Ensino Médio e a formação humana: disciplina militar ou formação humanista?’ e ‘Typus Melancholicus’.
“A gestão do projeto, tanto o planejamento quanto as decisões, é horizontalizada, isto é, todos participam das discussões e definições com suas ideias e contribuições”, explica o professor Cremonezi.
Para 2016 estão previstas outras seis edições do projeto no Teatro Paiol e há intenção de participação de profissionais do Brasil todo e da América Latina, a princípio, professores doutores e pesquisadores em Filosofia e áreas afins.
O projeto Bildung está em conjunto com o jornal Neopasquim, também projeto realizado no âmbito do Câmpus Curitiba. São objetivos diferentes, com orientadores diferentes, mas que estão interligados, ensaiando um projeto guarda-chuva. “Os projetos intercomunicam-se a partir do momento em que toda a produção crítica produzida pelo grupo de bolsistas e monitora do Projeto Bildung ganha visibilidade através do Jornal Neopasquim e, em contrapartida, o público que participa do Projeto Bildung constitui um dos alvos para o qual a tiragem do Neopasquim tem sua distribuição dirigida”, afirma o professor André Cremonezi.
Voluntários Diversos voluntários participam ativamente do projeto, constituindo sua rede e contribuindo com ideias, estudos e atividades específicas: definição da arte dos cartazes e folders (Natália Junghans), recepção ao som de piano (Amanda Sartor), planejamento e intervenções teatrais (Letícia Puppi), palestras (Vítor Hugo), reflexões crítico-acadêmicas (Douglas Orben e Nathan Tatsch), filmagem e edição (Patricia Carvalho).
Também conta com o apoio dos professores Douglas Orben – FILOSOFIA / PUCRS / FAPAS, Fábio Albini – INFORMÁTICA – IFPR, Fabiana Moro Van Abbema – AUDIO E VÍDEO / IFPR, Fernando Finger – FILOSOFIA / IFPR, Jaime Amador Soares – MASSOTERAPIA / IFPR, Marcos Herrerias – QUÍMICA / IFPR, Marcos Otaviano – FÍSICA / IFPR, Thiago Augusto – HISTÓRIA / IFPR, Vítor Hugo – FILOSOFIA / UFSM / FAPAS e conta com a ajuda de quatro bolsistas PBIS/IFPR Bruna Stall, Djenyfer Rayane, Gabrielli Matuszevski, Janaina Ferreira, Julia Yasmin e a monitora de Filosofia I Karine Souza. Também tem o apoio de outros nove voluntários, sendo quatro do Instituto Federal do Paraná e cinco de outras instituições (a lista completa de voluntários e parceiros está disponível abaixo).

Serviço Dia 01 de dezembro de 2015, 19h30 Sétima edição do projeto Bildung: Tema: Astrofísica Palestrantes: André Cremonesi e Marcos Otaviano Auditório do IFPR Campus Curitiba – 1° andar João Negrão, 1285 – Rebouças
Para saber mais: https://projetobildung.wordpress.com/
No blog você pode assistir aos vídeos das edições anteriores, editados pelo curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo do IFPR Campus Curitiba.
Parceiros e voluntários
PROFESSORES:
Douglas Orben – FILOSOFIA / PUCRS / FAPAS
Fábio Albini – INFORMÁTICA - IFPR
Fabiana Moro Van Abbema – AUDIO E VÍDEO / IFPR
Fernando Finger – FILOSOFIA / IFPR
Jaime Amador Soares – MASSOTERAPIA / IFPR
Marcos Herrerias – QUÍMICA / IFPR
Marcos Otaviano – FÍSICA IFPR
Thiago Augusto – HISTÓRIA / IFPR
Vítor Hugo – FILOSOFIA / UFSM / FAPAS
MONITORIA:
Karine Souza – I2
BOLSISTAS:
Bruna Stall – J2
Djenyfer Rayane – ADM3
Gabrielli Matuszevski – PF1
Janaina Ferreira – PtG2
Julia Yasmin – PF2
VOLUNTÁRIOS DO IFPR:
Ana Falkiewicz - M3 IFPR
Giovanni Novelli – ADM3 IFPR
Giuseppe Moletto – M3 IFPR
Lucas Amon Rodrigues de Castro – E3 IFPR
VOLUNTÁRIOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES:
Letícia Puppi – Aluna do Curso de Psicologia da UFPR
Natália Junghans – Aluna do Curso de História UFPR
Nathan Tatsch – Aluno do Curso de História UEPG
Amanda Sartor - Aluna do Curso de Psicologia da UFPR
Patrícia Pamela Carvalho – Aluna do Curso de Letras da UFPR
Komentarze